INSTRUÇÕES DE COMO IMPRIMIR FRENTE E VERSO

POR SER UM PROCEDIMENTO MAIS COMPLICADO, RECOMENDAMOS "IMPRIMIR APENAS UM LADO (FOLHAS USADAS)", ECONOMIZANDO PAPEL E TAMBÉM O SEU TEMPO. PORÉM, HINÁRIOS MAIORES NÃO DÃO PARA IMPRIMIR APENAS DE UM LADO (SENÃO FICARIAM MUITO GROSSOS). SE TIVER MAIORES DIFICULDADES EM IMPRIMIR FRENTE E VERSO, MELHOR LEVAR NA GRÁFICA QUE É PARA NÃO HAVER GRANDES DESPERDÍCIOS DE FOLHA, TINTA, TEMPO E DINHEIRO.
Primeiro, clique com botão esquerdo do mouse no hinário que deseja fazer o "Donwload". Na janela que abrir, clique em "Salvar".

Geralmente o arquivo é salvo na pasta "Downloads" ou na "Área de Trabalho". Se não estiver encontrando o arquivo, você pode procurar por parte do nome do arquivo (Ex: Mestre Irineu ou Cruzeiro), entrando no "Pesquisar" do Windows (tecla Windows + F). Anote a pasta em que o arquivo do hinário foi encontrado.

O "arquivo" do hinário que você fez o "Download" é um arquivo "ZIP". Isto quer dizer que o hinário está compactado. Os hinários para "Impressão Frente e Verso" possuem dois arquivos, um com páginas ímpares (que deve ser impresso na frente das folhas) e outro com páginas pares(que deve ser impresso no verso de cada folha). A compactação é útil pois podemos baixar os dois arquivos de uma só vez.

Para acessar o arquivo compactado, entre no Windows Explorer (tecla Windows + E). Na coluna da esquerda, chegue até a pasta que anotamos no 2º parágrafo, então clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse em cima do arquivo ZIP. Deverá aparecer na janela do "Windows Explorer" os dois arquivos do hinário (Ex: "Mestre Irineu - O Cruzeiro - Ímpares.pdf" e "Mestre Irineu - O Cruzeiro - Pares.pdf"). Obs: Há outros meios de acessar/descompactar um arquivo. Colocamos apenas a maneira mais simples.

Abra primeiro o arquivo de páginas ímpares em um leitor de PDF*. Geralmente, basta clicar duas vezes com botão esquerdo em cima do arquivo PDF. Dentro do programa, clicar com botão esquerdo em "Arquivo (ou File)" e então em "Imprimir (ou Print)". Na janela que abrir, escolha a impressora e clique em OK.

* O programa mais usado para ler arquivos PDF é o Adobe Reader (clique aqui para fazer o donwload). Caso tenha dificuldades para instalar novos programas, solicite o administrador do computador para que faça isso para você.

ATENÇÃO 1: Observe bem se começa a imprimir a primeira ou a última página primeiro; e também se a sua impressora imprime no lado de cima ou no lado de baixo da folha que está na bandeja.

Após imprimir as páginas ímpares, clique com botão esquerdo em "Arquivo (ou File)" e depois em "Sair (Exit)". Abra então o arquivo de páginas pares. Clique com botão esquerdo em "Arquivo (ou File)" e então em "Imprimir (ou Print)".

ATENÇÃO 2: Caso não faça direitinho, irá desperdiçar um monte de folhas. Se precisar, ordene as páginas, colocando a primeira folha por cima até a última ficar por baixo. Se a sua impressora imprimi no lado de baixo da folha que está na bandeja, coloque todas as folhas com o lado impresso virado para cima. Se a sua impressora imprimi no lado de cima da folha que está na bandeja, coloque todas as folhas com o lado impresso virado para baixo. Observe logo nas primeiras folhas se a página 2 está atrás da 1, a página 4 atrás da 3, e assim por diante.

ATENÇÃO 3: Se a sua impressora começou a imprimir da primeira até a última folha, só clicar OK na janela que abriu. Porém, se sua impressora começou a imprimir da última atéa primeira folha, clique em "Reverter Páginas (ou Reverse Pages)" ou então em alguma opção similar e clique em OK.

ATENÇÃO 4: É bom ficar do lado da impressora, colocando folha por folha quando for imprimir as páginas pares, pois se a impressora puxar duas folhas juntas, irá desperdiçar um monte de folhas. Costumo deixar a primeira folha solta e ficar segurando o restante das folhas com os dedos. A medida que a impressora vai imprimindo, vou soltando folha a folha. Se sua impressora é de ponta e você deu um tratamento adequado aos papéis (armazenamento, umidade) pode não ser preciso todo este cuidado, mas é bom conferir de vez em quando se a impressão está indo OK.


CORTANDO AS FOLHAS

De folha em folha, dobre ponta com ponta as duas pontas de cima com as duas pontas de baixo da folha (Ponta 1 com 3 e Ponta 2 com 4). Dobre a folha no meio certinho (DOBRA 1) e passe as unhas para marcar bem. Vire a folha na mesma dobra e passe as unhas novamente.

Para cortar, pode-se usar tesoura ou estilete. O corte com estilete costuma ser mais rápido e com melhores resultados. Para se cortar com estilete, recomendamos o uso de uma régua fina (aquelas de alumínio) e utilizar como superfície de corte uma cerâmica lisa. Para não arranhar a mesa, coloque um pano de chão em baixo da cerâmica. Outras opções (menos em conta) é adquirir uma superfície de corte, uma refiladora ou uma guilhotina disponível em algumas papelarias. Para se utilizar guilhotina ou refiladora é necessário certa habilidade.

Teremos agora duas páginas do hinário em cada lado da folha. Precisamos dobrar novamente ao meio (DOBRA 2), juntando ponta com ponta (ponta 5 com 6 e ponta 7 com ponta 8). Corte novamente com tesoura ou estilete e ordene as páginas.

Prontinho. Basta levar em uma papelaria ou gráfica para que eles coloquem as capas de plástico protetoras e encadernem.

Uma segunda opção é levar as folhas impressas em uma papelaria ou gráfica que façam o serviço e pedir para que cortem, ordenem as páginas e encadernem.

cortando folhas