INSTRUÇÕES DE COMO IMPRIMIR EM APENAS UM LADO

Primeiro, clique com botão esquerdo do mouse no hinário que deseja imprimir. O hinário irá abrir. Clique então no desenho da impressora que aparece em cima a esquerda e clique em OK. Caso apareça a opção de salvar o arquivo, provavelmente é porque você não tem um leitor de PDF instalado em seu computador. Instale um de sua escolha.

* O programa mais usado para ler arquivos PDF é o Adobe Reader (clique aqui para baixar). Caso tenha dificuldades para instalar novos programas, solicite o administrador do computador para que faça isso para você.


CORTANDO AS FOLHAS

De folha em folha, dobre ponta com ponta as duas pontas de cima com as duas pontas de baixo da folha (Ponta 1 com 3 e Ponta 2 com 4). Dobre a folha no meio certinho (DOBRA 1) e passe as unhas para marcar bem. Vire a folha na mesma dobra e passe as unhas novamente.

Para cortar, pode-se usar tesoura ou estilete. O corte com estilete costuma ser mais rápido e melhores resultados. Para se cortar com estilete, recomendamos o uso de uma régua fina (aquelas de alumínio) e utilizar como superfície de corte uma cerâmica lisa. Para não arranhar a mesa, coloque um pano de chão em baixo da cerâmica. Outras opções (menos em conta) é adquirir uma superfície de corte, uma refiladora ou uma guilhotina disponível em algumas papelarias. Para se utilizar guilhotina ou refiladora é necessário certa habilidade.

Teremos agora duas páginas do hinário no lado em que imprimimos da folha. Precisamos dobrar novamente ao meio (DOBRA 2), juntando ponta com ponta (ponta 5 com 6 e ponta 7 com 8). Dobre com o lado impresso para fora, passe a unha, que é para dar um melhor acabamento e passe para a próxima folha.

Prontinho. Basta levar em uma papelaria ou gráfica para que eles coloquem as capas de plástico protetoras e encadernem.

ATENÇÃO: Ordene as páginas. Quando for pedir para encadernar, peça para que encadernem com o lado das dobras das páginas para fora (o lado sem dobra, que conseguimos abrir as folhas, deverá dicar do lado do espiral).

Cortando e dobrando folhas